quinta-feira, 29 de setembro de 2011

INSS faz pente-fino em Detran para abrir ação contra motorista

Fonte: Folha

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo um "pente-fino" em Detrans e polícias em busca de informações para entrar com ações contra motoristas que causaram acidentes graves e provocaram a concessão de benefícios previdenciários.
O instituto, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), quer cobrar do motorista infrator os valores que forem gastos com esses benefícios.

"O INSS está fazendo convênios com os Ministérios Públicos, com a Polícia Rodoviária Federal, com as polícias rodoviárias estaduais, com os Detrans, exatamente para que a gente levante informações de todos os acidentes de trânsito. Constatadas as infrações graves, vamos entrar com ações contra todos esses condutores para que eles devolvam os valores que toda a sociedade pagou para as vítimas", disse o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Mauro Luciano Hauschild, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
"Nós vamos fazer uma triagem para ter certeza de que as pessoas contra quem vamos ajuizar as ações efetivamente tenham concorrido com culpa ou dolo em situações graves, como dirigindo em embriaguez, alta velocidade, na contramão."
A AGU está escolhendo casos graves, em que o motorista que causou o acidente foi condenado por homicídio doloso --quando assume o risco de matar--, para entrar com os primeiros processos cobrando os valores da pensão paga à família da vítima.
Segundo o procurador Fernando Maciel, coordenador geral de matéria de benefícios, a AGU vai esperar as primeiras decisões da Justiça para entrar com novas ações. "Pretendemos ter antes a jurisprudência favorável", disse, em entrevista à Folha.
Se o entendimento da Justiça for favorável ao INSS, as ações serão estendidas para os demais benefícios.
Segundo Hauschild, pesquisas preliminares mostram que o instituto gasta R$ 8 bilhões por ano com o pagamento de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão, gerados por acidentes de trânsito.
De acordo com ele, as primeiras ações devem ser iniciadas em outubro.
"Essa é uma medida importantíssima que estamos planejando para as próximas semanas. Em razão dessa irresponsabilidade, entendemos que o INSS tem sim o dever de buscar, contra essas pessoas, os valores que forem pagos a títulos de benefício pela Previdência Social. Não é mais possível a gente conceber a ideia de que toda a sociedade pague por irresponsabilidade de pessoas que conduzem mal os seus veículos, que dirigem contra as normas de trânsito", disse.
Danilo Bandeira/Editoria de arte/Folhapress
APOIO
O Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou nesta quarta-feira que o Estado não pode ser o "segurador universal", por isso a cobrança que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer fazer sobre o motorista infrator é justa.
"Sou favorável a essa medida. O Estado não pode ser o segurador universal dos danos praticados por particulares. É importante que quando haja dano, tenha a indenização. Não queremos extinguir o seguro, apenas tratar dos gastos do setor público que decorrem de ação particular", disse Adams.
Medidas assim já são tomadas no caso de acidentes de trabalho, quando houve negligência da empresa.
Segundo o procurador Fernando Maciel, coordenador-geral de matéria de benefícios, o objetivo é mais pedagógico do que de ressarcimento dos cofres públicos.
Com Brasília

Motociclista morre após colidir com caminhão; Placar da Vida volta a zerar


Após oito dias sem mortes o Placar da Vida volta a zerar em Campo Grande. O motociclista Wanderlei Brito Morales, 22 anos, sofreu um acidente de trânsito na tarde de ontem (28), por volta das 14 horas na rua Pará esquina com a Serra Azul em Campo Grande e morreu no Hospital Santa Casa. Morales tinha feito aniversário no dia 24 de Setembro.
A vítima estava em uma motocicleta Fan da cor Preta de placa NRG-1563 de Campo Grande, quando colidiu com um caminhão Mercedes Benz de placas BWG-6787 de Dois Irmãos do Buriti.
O motorista do caminhão fugiu do local e não teve o nome divulgado. Segundo informações da Polícia Militar de Trânsito, ele morreu na noite de ontem(28), no Hospital Santa Casa. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e Odontológico (IMOL).

Por Alessandra Carvalho - Capital News (www.capitalnews.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novas tecnologias veiculares ainda são pouco acessíveis


Assessoria de Imprensa Perkons
Perkons ouviu especialistas no assunto, que falaram sobre segurança, meio ambiente e políticas públicas
    Airbag, GPS, sistema de freios ABS. Estes itens são as três tecnologias embarcadas no veículo mais comentadas ultimamente. Começam a ser tornar um pouco mais popular e, a partir de 2014, até obrigatórios nos novos veículos – caso do airbag e ABS.
    Enquanto a obrigatoriedade não começa, o consumidor ainda tem o poder de escolha. Na opinião de Nilton Monteiro, diretor executivo da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o problema no Brasil é o custo. “O consumidor muitas vezes prefere não usufruir das tecnologias embarcadas que aumentam a segurança, e sim ter um DVD ou rodas de liga leve. A cultura automotiva do brasileiro está atrasada em relação a países mais maduros. Se o imposto fosse menor, a introdução seria mais rápida”.
    Para Sérgio Savane, diretor do comitê de Tecnologia da Informação do Congresso SAE BRASIL 2011 - que reúne as inovações tecnológicas do setor da mobilidade e que acontece de 4 a 6 de outubro em São Paulo, concorda que é preciso estudar formas de tributação, reduzindo imposto, por exemplo, para itens de segurança e que contribuam para o meio ambiente. Contudo, ele acredita que o brasileiro está mudando. “Na minha opinião, nos últimos anos, o brasileiro está mais consciente. As pessoas antes preferiam investir mais em som que tecnologias de segurança. Hoje, vejo que isso mudou e as  montadoras estão investindo muito em segurança e qualidade. E o que está embutido nisso é a sustentabilidade”, opina.

Mais segurança    Para aumentar a segurança, há no mercado dispositivos modernos, como o controle de tração, que deixa o carro mais estável. Mas os especialistas analisam ainda outros pontos: a direção com menos estresse e em vias melhores também contribui para a segurança. “Muitos já possuem navegadores. O próximo passo é ser mais inteligente, baseado em informações em tempo real. Já tempos parceria com uma agência europeia e estamos tentando introduzir no Brasil. Sempre vai esbarrar em questões confidenciais, já que o seu veículo fornecerá informações, mas vai ser de grande valia pro usuário”, analisa Monteiro. “Quem vai sair de carro poderá fugir do congestionamento com base nas ultimas informações, sabendo as melhores alternativas. E se todos tiverem isso, o transito vai fluir melhor e, como consequência, será mais seguro e com ganhos em emissão de poluentes e tempo”.
    Savane concorda. “O veículo está sendo idealizado para o usuário ter menos estresse no trânsito. Com a integração, seu veículo poderá até, por exemplo, fazer uma comunicação com as concessionárias, call center das montadoras etc.”, diz. Apesar da tendência de integrar a comunicação ao veículo, os avanços ainda estão pequenos. Segundo Savane, em 2010 foram produzidos mais de 73 milhões de veículos no mundo, destes, apenas 5,5 milhões tinham opção do chamado connect car.


Tecnologia pode contribuir para diminuir os congestionamentos, indicando em tempo real as vias alternativas. Para especialistas, isto contribui com o meio ambiente e com a segurança, pois as vias tornam-se mais seguras e o estresse do condutor é menor. Crédito: Fernando Stankuns
Futuro
    Outras tecnologias já estão sendo desenvolvidas e instaladas, como piloto automático com sensor de proximidade, tecnologias que medem distância e fazem o carro frear e acelerar de acordo com o carro que está à frente dele, aparelhos para monitorar os olhos do motorista e alertar quando há sinais de sono, estacionar automático entre outros. “Mas estamos muito longe disso, precisamos primeiro passar pela introdução dos equipamentos que já estão consolidados na Europa e Estados Unidos, como o airbag e ABS”, destaca Monteiro.

Políticas verdes e transporte coletivo    Ambos especialistas apontam como tendência a implantação cada vez maior de tecnologias, e a combinação com políticas, que diminuam a poluição do ar. “Falamos em sustentabilidade. Temos que aprender a controlar o limite de até onde podemos ir com o veículo e onde é melhor deixar ele parado e usar outra forma de transporte. O governo pode contribuir cobrando um imposto mais adequado daquele que está contribuindo com o meio ambiente”, diz Savane. Ele cita como exemplo que o chip nos veículos pode ser usado para monitorar as áreas de circulação. “Quem anda mais no centro, paga mais que aqueles que andam em regiões mais distantes”, diz.
    E Nilton Monteiro destaca ainda outros pontos. “Se você tem um transporte melhor, está melhorando meio ambiente e segurança, o que melhora a vida e a economia. O estresse diminui, a durabilidade do carro aumenta. Temos que encarar que isso vai melhorar a vida das pessoas. Temos que usar o carro mais para lazer e isso é incentivado tendo transporte coletivo porta a porta, o que também é segurança”, diz. E para ele, o principal é cada um fazer a sua parte: pessoas, mídia, governo, associações, montadoras etc. “Somos signatários da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Estamos num número tão grande de mortos que com poucas medidas já diminuiríamos este índice”, acredita.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1º Fórum sobre o Trânsito

A Fundação dos Rotarianos de Mato Grosso do Sul, envolvendo os sete clubs de Rotary e Casa da Amizade, realizam o 1º Forum sobre o Trânsito, com a finalidade de apoiar ações de redução de acidentes em Campo Grande.
O evento será realizado no dia 27 de setembro de 2011, às 19h, no auditório do CREA-MS, localizado na Rua Sebastião Taveira, 272. Bairro: Monte Castelo. Haverá palestras com representantes da Agetran, Detran e Promotoria de Justiça Ambiental.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Carros são usados para transporte individual, aponta pesquisa do Ipea

Fonte: Olhar Direto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira (22) o Comunicado nº 113 – Poluição veicular atmosférica, que apresenta um panorama sobre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares no Brasil e analisa o programa de controle e mitigação dessas emissões. O estudo critica, espeificamente, o uso do carro para transporte individual, um hábito comum entre os brasileiros.

A divulgação integra a programação da Semana da Mobilidade que o Ipea organiza entre esta quarta-feira (21) e quinta-feira. As atividades fazem parte do movimento Dia Mundial Sem Carro. Entre as soluções apontadas para a problemática da poluição veicular está o incentivo do uso de transporte público e de veículos sem emissões, com destaque para as bicicletas.

De acordo com o Ipea, nos últimos 15 anos, o sistema de mobilidade urbana no Brasil se caracterizou pelo crescimento do transporte individual motorizado e consequente redução do uso do transporte coletivo. "Do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante", aponta o documento.

Enquanto a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas, 15%, o transporte público perdeu cerca de 30% da demanda no período. O Ipea contribui o aumento à expansão da indústria automobilística no país aliada ao aumento de renda da população, desde 2003, ampliou a base de consumidores dos veículos particulares.

Outro aspecto que estimula o uso individual de veículos automotores, segundo o Ipea, é o fato de que o uso de carros e motos pela população torna-se cada vez mais barato em relação ao custo de se utilizar o transporte público, aumentando a demanda sobre o sistema viário.

"A indústria automobilística representa entre 13% e 14% o Produto Interno Bruto do país. É gerador de emprego e renda. Não somos contra a indústria, mas temos que pensar em como trabalhar com o transporte público nas cidades, para as pessoas deixarem os carros para momentos de lazer", afirmou o secretário nacional de transportes do Ministério das Cidades, Luis Carlos Bueno, durante o evento.

Saúde pública
Ainda de acordo com o levantamento, 200 doenças estão associadas aos poluentes veiculares liberados na atmosfera, sendo o monóxido de carbono, o CO2, o mais prejudicial. "São Paulo tem 3 mil mortes por ano em função disso, segundo um estudo da USP", disse o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Henrique Carvalho, durante a apresentação do comunicado.

Condutor provoca acidente e foge, mas placa do veículo fica no local


Na madrugada desta sexta-feira (23), por volta da 01h, um motociclista ficou gravemente ferido ao ser atingido por um veículo, o condutor fugiu do local após o acidente, mas a placa do carro ficou no local.
De acordo com o boletim de ocorrência, C. B. A., de 42 anos, conduzia a motocicleta Yamaha/YBR de placa HSQ- 5551, pela Avenida Calógeras, quando ao cruzar a rua Barão do Rio Branco foi atingido pelo veículo VW/Gol de placas HTA-8171.
O acidente aconteceu por que o condutor do Gol teria avançado o sinal vermelho. Ele fugiu do local sem prestar socorro para a vítima, porém com a colisão a placa do veículo ficou no local.
A vítima foi socorrida para o Pronto Socorro da Santa Casa pelo Samu.
 

Fonte: Priscilla Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cancelado Passeio Ciclístico

Devido a chuva que está caindo agora a noite em Campo Grande, foi cancelado o passeio ciclístico com o Prefeito, autoridades e grupo de ciclistas. O passeio seria pela Orla Morena, saindo do Aeroporto.

Prefeito e autoridades participam passeio ciclístico no Dia mundial sem carro

Fonte: Campo Grande News
Autoridades ligadas ao trânsito vão participar, hoje à noite, de um passeio ciclístico alusivo ao Dia mundial sem carro. O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), também participa.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que o passeio do qual o prefeito vai participar é realizado por um grupo de ciclistas em Campo Grande, o Bliss Bike.
As autoridades vão iniciar o trajeto, às 19h, na ciclovia da Orla Morena e encontrar os participantes na Praça das Araras. O trajeto vai terminar na feira do bairro Cabreúva.
Devem participar, além do prefeito, o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Jr, o comandante da PM (Polícia Militar), Carlos Alberto David dos Santos, o da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alirio Vilassanti, além de representantes dos bombeiros e outras corporações.
O Dia mundial sem carro é realizado em todo o mundo, como forma de conscientizar as pessoas a usar menos os veículos automotores, para melhorar o trânsito e a mobilidade e preservar o meio ambiente.
Um outro grupo de ciclistas realizada passeio, também à noite, saindo da loja Gilmar Bicicletas, na avenida Fábio Zahran, às 19h.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ciclista internado na Santa Casa morre uma semana após acidente


Jorge Damião da Costa, de 55 anos, morreu, por volta das 18h23 de ontem (19) após ficar uma semana internado na Santa Casa de Campo Grande em decorrência de um acidente de trânsito.
Na manhã do dia 12 deste mês o ciclista trafegava pela rua Galter Barbosa, no bairro Nova Lima, quando foi atingido por uma moto Honda Fan, conduzida por um homem de 27 anos.
Jorge foi socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado à Santa Casa em estado grave. Ele morreu em decorrência das lesões.
Ciclistas - De maio até agora, 13 ciclistas morreram devido a acidentes de trânsito da Capital. Só neste mês, foram três vítimas.
Velório - De acordo com a família, o corpo do ciclista deverá ser liberado pelo IML (Instituto Médico Legal) por volta das 17h. Ele será velado e sepultado no Cemitério Cruzeiro do Sul.

domingo, 18 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011

19/09
Palestra: Década da Segurança no Trânsito
E.E. Guia Lopes
Mat
Vesp
SED
19/09 a 25/09
Blitz Educativa para Motociclistas e Jovem Condutor.
Nas vias de maior fluxo de Campo Grande.
1 mat.
1 vesp.

Ciptran
19/09
Palestra: Fatores de Risco e Grupo de Vítimas em Campo Grande/MS
E. M. Padre Tomaz Ghirardelli
19h
Agetran
20/09
Clube do Setinha
CRAS Indubrasil
14h
Agetran
20/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.E. Profª Alice Nunes Zampiere
Mat
Vesp
SED
20/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.M. Profª Arlene Marques de Almeida
Mat
Sestsenat
20/09
Blitz repressiva
Região Segredo/ Prosa
Mat
Agetran/Ciptran
21/09
Blitz repressiva
Região Lagoa/ Anhanduizinho
Mat
Agetran/Ciptran
21/09
Visita aos locais de acidentes fatais
Vários pontos da cidade
Mat
Agetran/Ciptran
21/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.E. Prof. Otaviano Gonçalves da Silveira Jr.
Mat
SED
21/09

Clube do Setinha
E.M. Prof. Aldo de Queiroz
Mat
Vesp
Agetran
21/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.M. Profª Lenita de Sena Nachif
Vesp
Sestsenat
21/09 a 23/09
Mostra de trabalhos dos alunos do Ceinf
Detran, bloco 5.
Mat
Detran
22/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.E. Antonio Delfino Pereira e C. Cult. Ed. Tia Eva
Mat
SED
22/09
Palestra para os Pais / Condutores
Escola Municipal Ana Lúcia – Jardim Centro Oeste
19h
Agetran
23/09
Blitz repressiva
Região Lagoa/Anhanduizinho
Mat
Agetran/Ciptran
23/09
Palestra: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
E.E. Prof. Carlos Henrique Schrader
Mat
Vesp
SED
23/09
Blitz Educativa: Reescrevendo o Trânsito
Av. Afonso Pena c/ R. Bahia.
Também em Dourados, Corumbá e Sidrolândia.
16h às 17h
Detran e GGIT
24/09
Clube do Setinha
CRAS Jardim Moema
14h
Agetran
24/09
Transporte e Cidadania
Escola Municipal Ana Lúcia – J. Centro Oeste
Integral
Sestsenat e GGIT

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011/CETRAN-MS

 O Conselho Estadual de Trânsito do MS, vai percorrer vinte e três municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito a partir de 14 de setembro para proferir palestras com o objetivo de discutir e buscar soluções sobre o trânsito junto à sociedade local, e nas ações educativas voltadas ao respeito ao pedestre e à faixa de segurança. Em alguns municípios como Naviraí, Ivinhema, Bela Vista, Inocência, Paranaíba, e Amambai em parceria com o DETRAN - MS no Fórum Ampliado de Trânsito debatendo "O que você pode fazer pelo Trânsito?”, Nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas, Guia Lopes da Laguna, Batayporã, Jardim, Nioaque e Ponta Porâ o colegiado do CETRAN promoverá o Encontro de Gestores e Educadores de Trânsito proporcionando aos participantes, coordenadores, professores e universitários o conhecimento e a conscientização da necessidade de mudar o comportamento no trânsito possibilitando a multiplicação de informações para os órgãos e entidades do SNT e a sociedade civil organizada na preservação de vidas.
Data
Atividade
Município
Ministrante
14/09/2011

Encontro de Gestores e Educadores de Trânsito - CETRAN

Nova Alvorada do Sul
Regina Maria Duarte
19/09/2011

Encontro de Gestores e Educadores de Trânsito - CETRAN

Sidrolândia
Regina Maria Duarte
22/09/2011


Fórum Ampliado

Naviraí

Regina Duarte
26/09/2011


Fórum Ampliado

Ivinhema

Regina Duarte
27/09/2011
matutino
Encontro de Gestores e Educadores de Trânsito - CETRAN
Bataguassu
Regina Duarte
27/09/2011
vespertino
Encontro de Gestores e Educadores de Trânsito - CETRAN
Brasilândia
Regina Duarte
28/09/2011


Workshop sobre trânsito

Três Lagoas



29/09/2011
Quinta- Feira

Fórum Ampliado

Bela Vista

Regina Duarte

Ciptran registra mais de cinco mil acidentes este ano na Capital


De janeiro a agosto de 2011 a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) registrou 5.578 acidentes de trânsito em Campo Grande. Somente em agosto foram registrados 735 casos, com sete mortes.
Neste ano a Companhia já registrou 4.212 acidentes com vitimas, sendo 4.175 não fatais e 37 acidentes fatais com 42 mortes. ,
A grande parte das ocorrências tem o envolvimento de motociclistas. Dos mais de 5 mil acidentes, 3.653 envolvem motos e na maioria dos casos com morte.
Considerado que são os principais causadores de acidente e as maiores vitimas, a Ciptran está direcionando as atividades da Semana Nacional do Trânsito para esses condutores.
A maioria das ocorrências estão relacionadas à falta de respeito no trânsito. “Os campo-grandenses não respeitam a sinalização, não obedecem o limite de velocidade das vias e dirigem desatentos”, comenta o comandante da Ciptran, tenente coronel Alírio Villasanti. Os dados fazem parte balanço divulgado mensalmente pela Companhia.
A Ciptran alerta que, independente da idade e do veículo que conduz, o motorista deve agir de forma preventiva e redobrar a atenção.