domingo, 20 de novembro de 2011

Adolescente que morreu em acidente faria 16 anos na terça-feira

Fonte:Campo Grande News
Foi identificado como José Eduardo Menegati Tavares Manzione, 15 anos, o adolescente que faleceu em um acidente na tarde deste sábado (19), na avenida Redentor, próximo ao bairro Cidade Jardim, em Campo Grande. O tio da vítima informou a nossa reportagem que o adolescente faria 16 anos na próxima terça-feira (22).
José Eduardo foi arremessado para fora do veículo e morreu no local. Outros cinco adolescentes foram encaminhados a Santa Casa de Campo Grande, sendo que um deles em estado grave. Durante o acidente o carro saiu da pista, derrubou uma árvore e foi parar a 80 metros de distância, com as rodas para cima.
Milton Tobias, 38 anos, informou que acompanhava o jovem desde o pontilhão próximo ao acidente. Ele relatou que o carro já tinha escapado por pouco de um acidente a poucos metros do capotamento. Segundo Milton, o jovem que conduzia o veículo percebeu que não conseguiria fazer a curva na rotatória e tentou trazer o veículo de volta para a pista, mas acabou capotando.
Uma das rodas do veículo foi parar a mais ou menos 50 metros do local do acidente. Pelo local foram encontradas, aproximadamente, cinco garrafas de cerveja. O nome das demais vítimas ainda não foi divulgado. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os ocupantes estavam sem cinto de segurança.

Motociclista acidentado durante a manhã morre na Santa Casa

Fonte:Campo Grande News

Luiz Antônio Larrea Barcelos da Silva, 21 anos, morreu na tarde deste sábado (19), por volta das 14 horas, na Santa Casa de Campo Grande. Segundo boletim de ocorrência, a vítima trafegava pela Ernesto Geisel na manhã deste sábado, por volta das 8 horas, quando colidiu de frente com a lateral esquerda de um Eco Sport no cruzamento com a rua Ovídeo Serra.
A condutora do veículo ficou com escoriações leve. Já o motociclista foi internado na Santa Casa às 9h20 com quadro de politrauma grave, fratura exposta na perna e braço direito e hipotensão. Os médicos tiveram que reanimar o jovem por diversas vezes, mas ele não resistiu e faleceu às 14h05. No boletim de ocorrência não consta a informação de quem estaria errado no acidente.

sábado, 19 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA AS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

O grande número de mortes em decorrência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o dia Mundial em Memória as Vítimas de Transito. Sendo o dia 20 de novembro este ano de 2011.
Em Memória às Vitimas de Trânsito em Campo Grande, o GGIT - Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito por meio da Agetran implantará 12 placas em cruzamentos semaforizados, onde ocorreram óbitos em decorrência de acidentes no ano de 2011. Na placa há uma estrela amarela e a seguinte frase “ Reflita e Viva a Vida”. A intenção é que todos os usuários das vias públicas saibam que naquele cruzamento semaforizado uma vida foi perdida e reflitam sobre o seu comportamento no trânsito.
Será pintada também uma estrela amarela na Av. Ministro João Arinos, local no qual dia 2 de novembro deste ano, uma jovem de 19 anos foi vitima de um acidente fatal. Esta estrela foi um pedido da mãe dessa jovem.
            Só teremos um trânsito mais seguro se houver uma mudança de comportamento de todos.
            Confira os locais onde as placas já foram implantadas:
6/01: R. 26 de agosto c/ 13 de maio
30/01: R. 14 de Julho c/ Av. Mato Grosso
02/04 e 25/09: Av. Fabio Zahran c/ Av. das Bandeiras
10/04: Av. Pres. Ernesto Geisel c/ Antonio Maria Coelho
16/05: Av. Fernando Correa da Costa  c/ 14 de Julho
05/05: R. Brilhante c/ Hermenegildo Pereira
02/06: Av. Marechal Rondon c/ Almirante Barroso
01/08: Av. Fabio Zahran  c/ Salgado Filho

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Adolescente morre ao ser atingido por caminhão quando voltava do trabalho

Fonte: Campo Grande News

John Carlos Lemes Gonçalves, de 17 anos, morreu às 18h15 desta quarta-feira após ser atingido por um caminhão na avenida Marechal Deodoro, em Campo Grande.
Ele seguia de bicicleta, no sentido centro bairro, pelo canto direito da avenida, quando segundo testemunhas, o caminhoneiro que vinha no mesmo sentido saiu da Brilhante e entrou na Marechal Deodoro. Ele buzinou, o adolescente se assustou e acabou perdendo o controle da bicicleta.
O Corpo de Bombeiros não confirma que ele tenha buzinado, mas diz que o jovem foi atingido pela roda que fica no meio do caminhão boiadeiro, com placas de Presidente Prudente, São Paulo, que era conduzido por Laudenor Premoli Tomitan, de 67 anos.
O menino, que era lavador de carro em uma revendedora de veículos na avenida Bandeirantes, morreu na hora. Ele teve afundamento de crânio e uma parte do rosto ficou esmagada.
De acordo com uma colega do adolescente que estava no local, mas não quis se identificar, por volta das 18h ela perguntou se ele não iria embora e ele respondeu “que estava com preguiça de ir pedalando” e pediu que ela levasse um capacete para ele amanhã, porque ele passaria a ir de moto com um tio que comprou o veículo há pouco tempo.
Ainda de acordo com a colega, ele fazia esse percurso todos os dias para ir do trabalho até a casa onde mora, no Jardim Tarumã.
Quando chegou ao local, a mãe do garoto conseguiu entrar no local que estava isolado e tirar o lençol que cobria o corpo do filho. Ela teve que ser amparada pelo Corpo de Bombeiros após passar mal.
Claudio Luiz tem uma borracharia no local há 25 anos. Ele conta que acidentes são constantes no cruzamento da rua Brilhante com a avenida Marechal Deodoro. “O que eu tenho visto de barbaridades nesta avenida não está escrito”, diz.
Ele não viu o acidente, apenas ouviu a buzina e depois a pancada. “Toda semana tem acidente aqui, as pessoas não respeitam quando a faixa diminui e andam em alta velocidade”, afirma.
O funcionário público Douglas Custódio, de 23 anos, mora no residencial, que fica em frente ao local do acidente há oito anos. Para ele, o problema que causa tantos acidentes é a redução da faixa. “Esse negócio de reduzir a faixa complica o trânsito. As pessoas vêm em alta velocidade e quando chegam ali tem que dar uma freada brusca”, afirma.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Imbirussu-Serradinho: pontes e vias pavimentadas aceleram desenvolvimento da região

Fonte: CG Notícias

Dentre outros objetivos, o projeto do Complexo Imbirussu-Serradinho, considerado o maior e mais importante das últimas gestões municipais, foi concebido para enfrentar os principais obstáculos ao pleno desenvolvimento dos locais afetados pelas obras, que integram as regiões mais populosas de Campo Grande. A reestruturação do sistema viário foi possível a partir da implantação de vias urbanas pavimentadas, pontes, calçadas e ciclovia. Esse conjunto de obras proporcionou a integração urbanística e mobilidade urbana para as áreas adjacentes, interligando as avenidas Duque de Caxias e Euler de Azevedo.

Circundam o Córrego Imbirussu cerca de 47 bairros, inseridos no Complexo Imbirussu/Serradinho, que passaram por significativas melhorias a partir das intervenções feitas na região. Para contribuir com a mobilidade urbana e facilitar a travessia, além de facilitar o acesso à população, o projeto incluiu pontes de concreto armado nas seguintes locais: avenida Amaro de Castro Lima; rua Itapiranga; avenida Por do Sol; via Marginal Esquerda do Córrego Imbirussu (sobre o Córrego Serradinho); rua Wanderley Pavão; rua Esmeralda (sobre o Córrego Serradinho); rua Sagarana e avenida Florestal.

Pavimentação - Com extensão total de 14,4 quilômetros, em área total de 282 mil m², a pavimentação asfáltica nas vias marginais ao córrego permitiu, ainda, o acesso direto ao bairro Nova Campo Grande. O asfalto também contempla a via marginal esquerda ao Córrego Serradinho e a linha de ônibus do bairro Jardim Aeroporto, que recebeu também obras de terraplenagem, atingindo naquela região o total de 2,2 km de extensão, visando à melhoria do transporte coletivo na região, facilitando o acesso com a via principal.

A partir da conclusão da obra de pavimentação nos bairros que fazem parte do projeto do Complexo Imbirussu-Serradinho, a Prefeitura teve a preocupação de garantir a execução de 20 km de rede de drenagem, por meio de galerias de águas pluviais, que vão impedir enchentes e alagamentos formados por água trazida pelas chuvas.

Ciclovia - Nos últimos anos, Campo Grande avançou na construção de ciclovias, passando de 24,56 km para 61,58 km de pistas exclusivas para ciclistas. Isto foi possível graças aos novos projetos viários executados na Capital. Desta forma, a Capital conquista mais 37,08 km de ciclovias, proporcionando segurança àqueles que utilizam o mais limpo meio de transporte, acessível a grande parte da população. É encarado como um modelo de transporte que garante a intermodalidade.

Dentre os projetos que permitiram esse avanço, está a pista do Complexo Imbirussu/Serradinho, que nasce na avenida Duque de Caxias (acesso à Vila Popular) e segue até a avenida Euler de Azevedo (região do Tênis Clube). A ciclovia em questão possui 8,30 km de extensão ao longo do Córrego Imbirussu.
Fonte/Autor: Eliza Moreira

Dor e comoção marcam velório de irmãos vítimas de acidente de moto

Dor, comoção e tristeza marcam velório dos irmãos Dayane Silva Esquivelo, 16 anos, e Cláudio Alexandro Esquivelo Osaki, 20 anos, que morreram na noite de ontem vítimas de acidente de trânsito na avenida Redentor, próximo à BR-262, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande.
Amigos, conhecidos e familiares ficaram chocados com a violência do acidente. A mãe deles, Maria Helena Esquivelo, 44 anos, muito abalada, disse que Cláudio foi em sua casa buscar Dayane para passar o feriado com ele. “Ele morava com a avó e Dayane comigo. Os dois eram muito apegados”, conta a mãe. Ela tem mais três filhos, que não moram com ela.
A amiga da família Maria Alba Amorim, 52 anos, disse que ficou sabendo pelo jornal da morte dos meninos. “Quando eu vi não acreditei, é muito triste quando a gente recebe uma notícia de morte no trânsito", disse.
Cláudio trabalhava como pintor e tinha o hábito de buscar a irmã para passar o dia juntos. O sepultamento dos irmãos foi nesta tarde (15) às 15 horas no cemitério Santo Amaro.
Acidente - O irmãos morreram na noite de ontem (14), em acidente envolvendo moto e ônibus, próximo da BR-262, saída para Três Lagoas. Segundo testemunhas, o ônibus estava no sentido bairro/centro, quando fez uma conversão para pegar o outro sentido da pista.
A moto, uma Honda Titan conduzida por Cláudio, seguia atrás do coletivo. Ele tentou fazer a conversão junto com o ônibus, e acabou batendo na traseira do veículo. Os jovens foram parar embaixo do ônibus da Viação Serrana, linha Vivendas do Parque/shopping.
De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o casal teve politraumatismo e morreu na hora. Quem presenciou a cena ficou muito emocionado. “Dói, Porque é uma cena chocante!”, afirma Rosangela Caetano, de 44 anos, com lágrimas nos olhos.
Trânsito - Cerca de 70 motociclistas já morreram este ano no trânsito de Campo Grande. Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, de janeiro a outubro foram registradas 107 mortes no trânsito da Capital. Quase 70% das mortes são de motociclista. Somente nesta quinzena de novembro, das cinco pessoas que morreram em acidentes de trânsito, quatro eram motociclistas.
Segundo Rudel, as estatísticas apontam que em geral, as vítimas têm entre 20 e 22 anos, os acidentes ocorrem de madrugada e os condutores dirigem sem habilitação e sob efeito de bebida alcoólica.

domingo, 13 de novembro de 2011

Motociclista morre após perder controle e bater em pilar de viaduto

Fonte: Campo Grande News

Heitor Gonçalves do Nascimento, de 22 anos, morreu na madrugada deste domingo, por volta das 2h20, em acidente na avenida Fernando Corre da Costa.
O jovem pilotava uma moto Honda Titan e, ao tentar fazer a curva na via, perdeu o controle do veículo.
Com isto, ele subiu no meio feio e bateu no pilar do viaduto que passa a Orla Morena.
Por conta da força do choque, Heitor morreu no local.

sábado, 12 de novembro de 2011

Placar da vida completa seis meses com recorde de 11 dias sem mortes no trânsito da Capital

Fonte: Capital News
esta sexta-feira, 11 de novembro, completam seis meses que o Placar da Vida foi instalado em Campo Grande, com o objetivo de contabilizar os dias sem mortes no trânsito da Capital. O projeto integra o programa “Década de Ação Pela Segurança no Trânsito” e tem como foco zerar as mortes no trânsito.
Passados seis meses, ou 180 dias, o recorde do Placar da Vida é de 11 dias sem mortes no trânsito. O recorde foi batido nos dias que antecederam o aniversário de Campo Grande, 26 agosto.
Segundo a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), em 2010 foram contabilizadas 110 mortes, sendo 56 no local do acidente de trânsito. Com o placar da vida começaram a ser contabilizadas as mortes em até um mês após o acidente. Antes, as estatísticas levavam em conta apenas os óbitos no local do acidente.
Em 2011 já são 83 mortes, sendo que dessas, 51 são de motociclistas, considerados um grupo de risco. A chefe da divisão da educação da Agetran, Ivanise Rotta explica que a meta é não deixar o número de mortes em 2011 superar 2010.
Clique na imagem para acessar a galeria

Ivanise explica que mortes aumentam no 2° e 3° trimestres
Foto: Deurico/Capital News
Além disso, Ivanise comenta que o 1° e o 4° trimestre do ano são os que menos registram mortes, porém o 2° e o 3° compensam pelo número de acidentes com vítimas fatais. Ainda não foi feita uma pesquisa para analisar o porquê desses números, porém a queda de acidentes com mortes no 1° trimestre chega a ser de 41%.
Para o comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), tenente-coronel Alírio Villasanti Romero, o Placar da Vida teve dois objetivos principais, dar transparência aos dados e sensibilizar os condutores.
Clique na imagem para acessar a galeria

.Comandante Villasant acredita que placar da transparência aos dados
Foto: Deurico/Capital News
Villasanti acredita que é importante mostrar para a população os números reais das mortes no trânsito e sensibilizá-los para mudar a estatísticas. “Com o placar, o trânsito virou um debate da sociedade que passou a falar sobre o assunto e mudar as atitudes”, enfatiza.
Já o diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Pereira acredita que o Placar da Vida tem um saldo extremamente positivo, pois já reduziu as mortes no trânsito e gera a vontade de não deixar zerar.
“As pessoas envolvidas acompanham diariamente o placar e cultivam o desejo de não deixá-lo zerar. Essa conscientização da população vem acontecendo com o tempo, há seis meses atrás, por exemplo, não haviam essas ações”, finaliza.
Clique na imagem para acessar a galeria

Diretor-presidente do Detra-/MS fala de saldo positivo
Foto: Deurico/Capital News

Por Priscilla Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campanha visa ensinar condutores sobre respeito aos pedestres no trânsito e minimizar acidentes na Capital

Fonte:Capital News

Terá início nesta quinta-feira (10) um novo projeto educativo que será implantado no trânsito de Campo Grande. A campanha “Pedestre, eu cuido!” terá duas etapas e possui o objetivo de conscientizar o condutor a respeitar os pedestres e em consequência reduzir o número de mortes. A realização é do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) em parceria com Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).
Como foco principal, a campanha tem os condutores que não respeitam os pedestres. “Queremos ensinar aos condutores que os pedestres sempre têm preferência no trânsito, pois está mais suscetível a sofrer acidentes e precisa ser respeitado para conseguirmos zerar o número de morte de pedestres na Capital”, enfatiza o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira.
Clique na imagem para acessar a galeria

Diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Pereira, explica que campanha terá duas etapas: conscientização e aplicação de multa
Foto: Deurico/Capital News
A primeira etapa da campanha consiste na conscientização dos condutores, através de blitze educativas e distribuição de panfletos. Já a segunda etapa, que deve começar em fevereiro de 2012, vai punir, através de multas, os condutores que não respeitam os pedestres.
“Do dia 10 ao dia 30 de novembro estaremos trabalhando na conscientização dos condutores, depois disso vamos fiscalizar o dia a dia no trânsito, sempre com o objetivo de sensibilizar a população a mudar os hábitos e respeitar o próximo”, destaca o comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), tenente-coronel Alírio Villasanti Romero.
Clique na imagem para acessar a galeria

Comandante da Ciptran informa que equipes irão atuar na conscientização até dia 30
Foto: Deurico/Capital News
Segundo dados da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), 26 pedestres morreram atropelados em 2010 e este ano já são 11 pedestres mortos.
O diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade anunciou que através de recursos do Detran-MS, no valor de R$ 380 mil, será feita toda a sinalização horizontal da Avenida Afonso Pena. A mudança deve entrar para finalizar o recapeamento da via, que já está sendo realizado.
Rudel explica que está sendo feita uma sinalização provisória, mas até o final de dezembro deve ser concluída a pintura nova das faixas de pedestres, com uma tinta especial para durar de três a cinco anos.
Além disso, Rudel destaca que a cada ano a Agetran tem investido mais recursos no trânsito da Capital. Segundo ele, em 2010 foram investidos R$ 5 milhões. Já em 2011, foram R$ 12 milhões e a expectativa é que em 2012 a agência invista cerca de R$ 30 milhões.
Clique na imagem para acessar a galeria

Rudel diz que Agetran pode investir em 2012 cerca de R$ 30 milhões no trânsito da Capital
Foto: Deurico/Capital News
“Pedestre, eu cuido!”
A campanha será lançada oficialmente na quinta-feira (10) durante evento que será realizado às 8h30 em frente ao parque Belmar Fidalgo e deve contar com a presença do prefeito Nelson Trad Filho e do governador André Puccinelli.

Fonte: Priscilla Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

STF reafirma que dirigir bêbado é crime

Fonte: Folha.com
O STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou, em decisão de 27 de setembro, que beber e dirigir é crime, mesmo quando não há dano a terceiros.
Uma decisão da Justiça em primeira instância tinha considerado que dirigir embriagado só se torna crime de trânsito quando o ato causa algum dano. O entendimento do Supremo, agora, deve orientar julgamentos futuros casos de embriaguez ao volante.
De acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior ao permitido pode ter pena de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação.
"É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo", disse o ministro Ricardo Lewandowski.
A afirmação foi feita durante julgamento em que a Segunda Turma do STF negou um habeas corpus a um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. Na ação, a Defensoria Pública argumentou que não cabia punição a um "comportamento que se mostre apenas inadequado", sem prejuízos concretos.
Em primeira instância, o condutor foi absolvido. O Tribunal de Justiça, porém, entendeu que houve violação da lei. O STF, por unanimidade, reafirmou a existência de crime no caso.

Mulher ferida em colisão com carreta morre a caminho do hospital

Fonte: Campo Grande News
Luiza Estefani Andrade da Silva, 19 anos, morreu pouco depois de sofrer um acidente na tarde de hoje (2), na saída para Três Lagoas em Campo Grande. Ela chegou a ser socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu ao ferimento e morreu a caminho do hospital.
Luiza Estefani estava na garupa de uma motocicleta, com o marido Sidnei Jesus Rerostuk, de 18 anos. O rapaz teve apenas fratura no braço. Ele foi encaminhado para para o Centro Regional de Saúde do bairro Tiradentes.
Motoristas que passavam pelo local contaram à Polícia que a moto bateu em uma carreta. Na altura do bairro Maria Aparecida Pedrossian, a motocicleta e o caminhão seguiam no mesmo sentido quando em uma curva, perto do viaduto, houve o choque.
As mesmas testemunhas disseram que o motociclista já havia tentado ultrapassar a carreta pela direita e na segunda tentativa acabou no chão.
O caminhoneiro não parou para prestar socorro. A Polícia de Trânsito acredita que ele não percebeu o acidente porque perdeu a visibilidade na curva.
O casal mora no Jardim Noroeste e estava voltando da casa da mãe de Estefani. No local da queda, havia muito sangue e o capacete da jovem ficou bastante danificado. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela teve fraturas por todo o corpo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Homem morre atropelado por guarda municipal na avenida Afonso Pena

Fonte: Campo Grande News


Um homem morreu atropelado em acidente ocorrido por volta das 6h50min desta quarta-feira, na avenida Afonso Pena, área central de Campo Grande.
Ele foi atropelado pelo Gol conduzido pelo guarda municipal Bruno Gil de Oliveira, 27 anos, que seguia para o trabalho, de acordo com informações da Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito).
O acidente aconteceu no sentido centro/ Parque dos Poderes, na faixa da esquerda da via. Há aproximadamente três metros de marcas de frenagem, que indicam que Bruno tentou evitar o atropelamento.
Segundo a Ciptran, o pedestre tentou atravessar a via fora da faixa de pedestre. A vítima não portava documentos pessoais, aparenta ter entre 60 e 70 anos e não tem características de morador de rua.
Bruno Gil foi levado para a sede da Ciptran para procedimentos padrão, como lavratura de documentos e exame de alcoolemia. Segundo a Ciptran, o guarda municipal não aparentava ter ingerido bebida alcoólica.