terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Escolas da Capital deverão ter travessias elevadas para pedestres, diz lei

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/escolas-da-capital-deverao-ter-travessias-elevadas-para-pedestres

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) será obrigada a colocar faixas elevadas para travessia de pedestres em frente às escolas públicas e privadas de Campo Grande.
Determinação está prevista em lei publicada no Diogrande desta segunda-feira (26). Segundo a lei, as faixas de pedestres deverão estar a uma distância de, no máximo, 100 metros do portão de entrada principal das instituições de ensino.
Além disso, o local onde as faixas elevadas serão colocadas deve ser sinalizado com placas de velocidade máxima permitida e de passagem sinalizada de pedestres.
De acordo com o Diogrande, os estabelecimentos de ensino que terão prioridade na instalação e colocação das faixas serão os com maior número de crianças e que apresentem riscos aos pedestres, por conta de fluxo maior de veículos.
A Agetran será a responsável pela fiscalização e aplicação de multas e penalidades aos condutores de veículos, em caso de infração ao trânsito.
A lei determina que os recursos provenientes de eventuais penalidades impostas aos infratores deverão ser investidos em campanhas educativas no sentido de informar a população sobre a importância das sinalizações previstas em lei.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prefeito Nelsinho Trad decide manter placas de aviso antes dos radares

Fonte:http://www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=15554

Resolução n° 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do dia 13 de dezembro do ano vigente, revoga a exigência da obrigatoriedade da instalação de placas de informação antes dos equipamentos de fiscalização eletrônica. Em vigor desde a última quinta-feira (22), quando foi publicada no Diário Oficial da União, o prefeito Nelson Trad Filho decidiu manter a política já aplicada em Campo Grande, no sentido de manter a fixação de placas de orientação/regulamentação nos locais onde futuramente serão monitorados pelos radares e lombadas. A resolução do Contran derruba a exigência existente desde 2006. 

A decisão do prefeito segue a política de trânsito implantada na Capital, que tem como prioridade garantir a oferta dos equipamentos que aumentem a segurança tanto para os motoristas quanto os pedestres. O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) - autoridade de trânsito com circunscrição sobre as vias de Campo Grande -, Rudel Espíndola Trindade Junior, justifica a permanência das placas como a garantia de que o cidadão, caso seja autuado por ultrapassar a velocidade indicada, esteja ciente de que excedeu o limite permitido naquele ponto.

“O maior interesse do prefeito e de todos nós, da Prefeitura, é conscientizar o cidadão de que ele precisa ter o cuidado ao dirigir um veículo, a fim de garantir pela sua vida e a do próximo. Pegar os motoristas de surpresa não é o interesse do prefeito e muito menos muda o nosso foco, que é o de alertar a pessoa de que ali existe um grande fluxo de veículos ou então uma demanda maior de pedestres que atravessam aquela via. Certamente algumas cidades do país, amparadas pela Resolução, irão, inclusive, retirar as placas já instaladas. O que não vai acontecer em Campo Grande”, garante o diretor-presidente da Agetran. 

Equipamentos de sinalização eletrônica como os radares e as lombadas obrigam o motorista a reduzir a velocidade e, com isso, os pontos onde estão instalados os equipamentos têm os registros de acidentes zerados, informa Rudel. Em Campo Grande existem atualmente cerca de 50 equipamentos de fiscalização eletrônica, nestes casos os radares e lombadas

Rudel explica que antes da instalação de um equipamento de fiscalização eletrônica em determinado local, é feito um estudo técnico o qual um engenheiro de trânsito identifica três fatores principais: velocidade acima da média permitida naquele tipo de via, o fluxo de pedestres na região e o número de acidentes registrados. 

“Vamos manter a nossa política e ter o cuidado de deixar as ações sempre transparentes para que o cidadão, seja ele pedestre ou motorista, tenha a consciência do que ele pode ou não fazer quando tem um veículo em seu poder. As equipes de educação para o trânsito da Agetran, integradas às demais equipes dos órgãos ligados ao trânsito de Campo Grande, são bastante atuantes no sentido de orientar a população sobre as regras de trânsito. O trabalho preventivo é feito desde a infância. Buscamos contribuir com a formação do cidadão desde cedo, para que estejam conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos”, destaca Rudel Espíndola. 

Confira, na íntegra, a Resolução n° 396, que revoga as Resoluções Contran 146/03, 214/06, 340/10 e o art. 3º e o anexo II da 202/06.
 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Idoso morre em acidente no bairro Estrela do Sul

fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/idoso-morre-em-acidente-no-bairro-estrela-do-sul


Nicolau Cristaldo, 72 anos, morreu em um acidente de trânsito ocorrido por volta das 8 horas desta quinta-feira, na avenida Heráclito Dinis Figueiredo, no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande. Ele era passageiro de um Prisma que bateu de frente com uma caminhonete D20, que transportava leite.
De acordo com o condutor da camionete, Americo Nantes, 53 anos, o Prisma estava em alta velocidade e invadiu a pista contrária, após o estouro de um dos pneus. Américo Nantes não sofreu ferimentos.
O Prisma era conduzido por Flávio Cristaldo de Jesus, 30 anos. Ele sofreu alguns ferimentos e seu estado de saúde é considerado estável. Também estava no carro Verônica Fernandes Cristaldo. Ela foi encaminhada inconsciente e com hemorragia no rosto para a Santa Casa.
Segundo informações da polícia, o idoso estava voltando para casa após ficar internado em um hospital da Capital.
Alta velocidade - De acordo com moradores, a avenida onde aconteceu o acidente virou uma pista de corrida. " Aqui é a avenida da morte", disse a comerciante Rosa Vilela, 35 anos.
Segundo ela, é o segundo acidente grave que acontece esta semana na avenida. A comerciante pede que sejam instaladas lombadas eletrônicas no local.

Jovem morre após ser atropelada por táxi na avenida Afonso Pena

Fonte: Campo Grande News

Alessandra Larrea Barcelos da Silva, 25 anos, morreu após ser atropelada no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho, área central de Campo Grande. O acidente aconteceu na noite dessa terça-feira e ela morreu na Santa Casa.
De acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito), a jovem atravessava a avenida quando foi atingida por um táxi.
O Fiat Siena seguia pela rua 14 de Julho e virou na Afonso Pena - sentido centro/shopping - atropelando Alessandra.Segundo a Ciptran, o táxi era conduzido por Aparecida Dantas dos Santos, 42 anos.
A jovem foi levada em estado grave para a Santa Casa. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CEEJA Profª Ignês de Lamônica Guimarães desenvolve Projeto de Trânsito

Fonte: SED

14/12/2011 | Emilia Sbrocco Dorsa
O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês de Lamônica Guimarães desenvolveu, no segundo semestre de 2011, o Projeto Educação e Segurança no Trânsito.
            Toda a comunidade escolar se envolveu nas atividades do Projeto. Na Sala de Tecnologia foram montados painéis, placas e murais. Os estudantes também distribuíram panfletos, assistiram à palestra com um técnico do DETRAN e participaram do estudo do ambiente e da travessia segura, vivenciando as dinâmicas nas ruas próximas ao CEEJA.
            O Projeto foi além dos muros da escola, afinal a maioria dos estudantes é pai ou mãe e as informações adquiridas durante a execução das atividades atingiram também as famílias, formando uma corrente para a educação e conscientização de um trânsito seguro que preserva vidas.

Repaginação da avenida Afonso Pena vai priorizar o pedestre, diz Rudel

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/repaginacao-da-avenida-afonso-pena-vai-priorizar-o-pedestre-diz-rudel


Fabiano Arruda
 
Rudel também destaca padronização de semáforos na principal via da cidade. (Foto: João Garrigó)
As obras para repaginação da avenida Afonso Pena, que devem ser concluídas em março do ano que vem, além de dar nova cara à principal via de Campo Grande, vão priorizar o pedestre, afirma o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.
As principais ações são a reforma dos canteiros centrais, instalação de placas de sinalização para faixas de pedestre, bem como a reforma delas.
Segundo Rudel, alguns canteiros da avenida precisam ser reformados para conduzir a travessia correta dos pedestres. Em alguns pontos, conforme ele, há “trilhas” nos canteiros que levam o pedestre a atravessar no meio da quadra.
Além disso, alguns não possuem os “cantos” corretos, o que fazem a população ter que atravessar algumas vias “no meio da rua”, principalmente, no cruzamento com a Calógeras, 14 de Julho, 13 de Maio e Rui Barbosa.
“Vamos começar hoje a pintura da sinalização horizontal e também instalar placas que alertam os motoristas sobre a existência das faixas de pedestre”, complementa.
Outra ação é a instalação das botoeiras nos semáforos, sobretudo, na região central. “Pode gerar algum transtorno no trânsito, mas temos que priorizar o pedestre”, prossegue.
Segundo o diretor-presidente da agência há a necessidade que a reforma das faixas de pedestre ganhem materiais mais resistente por conta do alto desgaste. A cada oito meses, pelo menos, é necessário pintá-las, explica.
 
Pedestres estão mais conscientes sobre a importância da travessia segura, diz o diretor da Agetran.
“O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai nos apoiar na priorização de reforma a instalação de faixas de pedestres ao longo de 2012”, informou, ressaltando que alguns pontos da via receberão faixas com materiais refletivos para auxiliar motoristas a visualizarem melhor a sinalização.
Para Rudel, a necessidade de priorizar as faixas se deve por conta da maior conscientização dos pedestres. Ele sugere que a própria população indique a Agetran os pontos da cidade que precisam de faixas.
Nova cara - Ainda como parte da repaginação da avenida, o diretor-presidente do órgão afirma que os semáforos das Afonso Pena estão sendo padronizados com a substituição de equipamentos antigos para os possuem iluminação com LED e não “apagados” pelo sol. As esquinas das ruas Visconde de Taunay e Alagoas, por exemplo, estão prestes a receber os novos semáforos.
Ao longo da avenida foram substituídos pelo menos 10 mil metros de cabos dos semáforos, que eram muito antigos, explica Rudel.
Ele revela ainda que as placas de sinalização das ruas, que ficam nos semáforos, serão substituídas por materiais mais resistentes.
Trindade destaca, por fim, o processo de revitalização dos canteiros na via e que a retirada dos estacionamentos, que geravam “estrangulamentos” e confusão no trânsito.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Irmãos morrem em colisão com carreta após desrespeito à sinalização

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/irmaos-morrem-em-colisao-com-carreta-apos-desrespeito-a-sinalizacao

Dois irmãos morreram em acidente ocorrido por volta da 1 hora deste sábado no Jardim Parati, em Campo Grande. O Gol em que eles estavam colidiu com uma carreta e outras duas pessoas ficaram feridas.
De acordo com registro policial, Valdenir Evangelista da Silva, 43 anos, conduzia o carro de passeio, de placas de Cristalina, Goiás, pela rua Manoel Vieira de Souza e no cruzamento com a Gabriel Spipe Calarge não respeitou a placa de parada obrigatória e colidiu com a carreta, que trafegava na preferencial.
Conforme informações da Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito), a frente do Gol bateu na lateral do último compartimento de carga da Scania bi-trem. Segundo boletim de ocorrência, o carro foi parar embaixo das rodas e acabou arrastado por aproximadamente 30 metros.
Havia quatro pessoas no Gol. Maria das Graças Evangelista da Silva, 45 anos, morreu no local. O irmão dela, Valdenir, faleceu na Santa Casa pouco antes das 4 horas. Os outros ocupantes do automóvel, Antonio da Silva Pereira, 49 anos, e Paulo Cesar Aguiar Nery, 37 anos, estão hospitalizados.
De acordo com a Polícia Civil, eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros em estado grave e encaminhados para a Santa Casa.
No carro de passeio foram encontradas garrafas de cerveja e suporte térmico. Segundo a Ciptran, Valdenir não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ações no trânsito da Capital serão divulgadas por Ong internacional

Representantes das Ongs internacionais Cruz Vermelha e GRSP estão em Campo Grande para acompanhar os projetos de segurança no trânsito. O objetivo é divulgar as ações em uma revista especial da Cruz Vermelha, que deve ser distribuída para cerca de 190 países.
O responsável pela comunicação da Cruz Vermelha, Malcolm Lucard, está recolhendo informações sobre os projetos e será responsável por preparar o material. Além da Capital, outras 5 cidades do Brasil estão recebendo a visita das Ongs.
O diretor da GRSP, José Cardita, explica que a Ong é responsável por prestar assessoria as ações do projeto Vida no Trânsito em cinco Capitais, mais três cidades do Brasil e em outros países.
O Brasil é citado por ocupar a 5ª posição entre os 10 países que são responsáveis por 48% das mortes no trânsito em todo o mundo.
Cardita ressalta a importância dos projetos e os resultados, principalmente no Brasil. “Vemos resultados em todas as cidades, sendo que o Brasil foi o primeiro a implantar”, diz.
O comandante da Ciptran, o tenente-coronel Alírio Vilassanti, frisa que as ações desenvolvidas após a implantação do projeto possibilitou os órgãos de segurança a trabalhar com dados reais e, assim, desenvolver ações concretas de prevenção.
Já a divulgação internacional deve conscientizar a população e viabilizar novas parcerias com o município para melhoria das ações.
Resultados - Durante a visita, o GGIT também irá apresentar resultados obtidos na capital, como a redução de 40% das mortes e vítimas graves no trânsito neste primeiro semestre e a eficiência dos radares.
A chefe de divisão de educação da Agetran, Ivanise Rotta, diz que dentre 5 bilhões de condutores que passam em um radar, apenas 5 mil são multados.
“Constatamos os resultados dos radares, já que o condutor respeita por medo de ser multado”
O grupo composto por representantes das Ongs e do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) visitaram nesta manhã os pontos da cidade com o placar de estrela no semáforo e com a estrela no chão, que registram os locais com mortes no trânsito.
À tarde o grupo assiste a apresentação dos projetos Vida no Trânsito e de respeito a faixa de pedestre. A visita termina amanhã com reuniões e agenda interna.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PEDESTRE EU CUIDO

CICLISTA, MOTOCICLISTA
E MOTORISTAS DEVEM PARAR
DAR PREFERÊNCIA AO PEDESTRE
NA HORA DE ATRAVESSAR

EU JÁ VI MUITO ACIDENTE
E NÃO PERDÍ A ESPERANÇA
MAS RESPEITAR O PEDESTRE
É QUESTÃO DE SEGURANÇA

A LEI É UMA EXIGÊNCIA
EM QUALQUER SITUAÇÃO
SE VOCÊ NÃO RESPEITAR
VAI LEVAR UMA PUNIÇÃO

O DESRESPEITO AO PEDESTRE
NA FAIXA É INFRAÇÃO
ELA VAI DOER NO BOLSO
E PONTOS NA HABILITAÇÃO

AGORA SE VOCÊ MUDA
O TRÂNSITO PODE MUDÁ
PROCURAR SEM SER MAIS GENTIL
 É O PEDESTRE RESPEITAR
WALTER SANTOS

Motociclista morre em acidente de trânsito no centro de Campo Grande

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/motociclista-morre-em-acidente-de-transito-no-centro-de-campo-grande


Um motociclista morreu em um acidente de trânsito ocorrido por volta das 21h40 de ontem, no cruzamento da rua Padre João Crippa com a Barão de Melgaço, no centro de Campo Grande.
De acordo com a polícia, Edson de Freitas Soares, 48 anos, pilotava uma moto Suzuki Scooter quando acabou colidindo em um veículo Nissan Sentra, conduzido por David Prado Arakaki, 47 anos. A vítima seguia pela Padre João Crippa e o condutor do carro de passeio pela outra via.
O motociclista morreu no local do acidente. Apesar da colisão, a polícia investiga se a morte foi provocada em decorrência do acidente ou se a vítima sofreu um mal súbito. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do centro.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Condutor sem CNH embriagado mata idoso atropelado na Ernesto Geisel

Fonte: http://www.campograndenews.com.br/transito/condutor-embriagada-e-sem-cnh-mata-idoso-atropelado-na-ernesto-geisel


Alcides Eduardo Guttierres, 71 anos, morreu atropelado na noite de ontem (4), na avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande.
De acordo com o boletim de ocorrência, ele foi atropelado por um veículo Kadett conduzido por Gilberto Celestino da Silva, 36 anos, ao atravessar a avenida.
Conforme o boletim, Gilberto não é habilitado e conduzia o veículo embriagado. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas os policiais que atenderam a ocorrência informaram que o estado de embriaguez dele era visível.
O idoso ainda foi socorrido para o posto de saúde do bairro Guanandi, mas morreu.
Já Gilberto foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Piratininga, onde foi atuado por homicídio culposo na direção de veiculo automotor.

Motociclista de 18 anos morre na Santa Casa após acidente no Aero Rancho

Fonte: Campo Grande News

Wellington dos Santos Cassiano, de 18 anos, morreu na Santa Casa de Campo Grande após sofrer um grave acidente na rua Charlote, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o acidente aconteceu às 16h47. Wellington bateu em um carro que seguia pela rua Álvaro Mancini.
Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 18h45.
Até ontem, Campo Grande registrava quatro dias sem morte no trânsito.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

No primeiro dia de fiscalização, 21 condutores são multados por desrespeitar faixa de pedestres

Fonte: Capital News

No primeiro dia de fiscalização da Campanha "Pedestre, eu cuido!", a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) multou 21 condutores que não respeitam a faixa de pedestres. As blitze são efetuadas durante todo o dia e em vários pontos da Capital.
Das multas, cinco foram por estacionamento em cima da faixa de pedestre e duas por dirigição de forma ameaçadora ao pedestre. Para esta última infração, que é considerada gravíssima, o condutor tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, além de receber sete pontos. A CNH também pode ser suspensa temporariamente.
As outras 14 multas foram por desobediência à fixa de pedestres.
Segundo o tenente-coronel Alírio Vilassanti, comandante da Ciptran, a corporação intensificará as fiscalizações para coibir as infrações de trânsito e diminuir os acidentes. Para a fiscalização das faixas de pedestre, está sendo empregado diariamente quatro viaturas ocupadas por dois policiais.
Os pontos onde a campanha foi efetuada e que, agora há fiscalização são:
- Rua Dom Aquino em frente ao Belmar e Rua Barão do Rio Branco (do outro lado do Belmar);
- Rua 15 de Novembro, em frente ao mercadão;
- Rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão;
- Rua Anhanduí esquina do Posto;
- Rua Brasil, em frente a Pestalozzi;
- Avenida Eduardo Elias Zahran, em frente ao Comper;
- Avenida Eduardo Elias Zahran, em frente a Caixa;
- Avenida Eduardo Elias Zahran, em frente ao HSBC;
- Avenida Gury Marques, em frente a Anhanguera;
- Rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constância.

Fonte: Priscilla Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

A partir de agora, multa de R$ 191 será incentivo para respeitar pedestres

Fonte: http://www.campograndenews.com.br/transito/a-partir-de-amanha-multa-de-r-191-sera-incentivo-para-respeitar-pedestres

Motociclista entra na contramão e morre em acidente na Guaicurus na Capital

Fonte: Midiamax

Um rapaz de aproximadamente 30 anos morreu por volta das 23h30 desta terça-feira (29) na avenida Guaicurus, bairro Universitário em Campo Grande. De acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), a vítima fatal não estava com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Nas imediações do número 1.687, o motociclista entrou na contramão e colidiu com outra moto guiada por Neilson Costa Medeiros de 27 anos. Neison foi levado em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande.
O corpo do homem foi levado ao Instituto Médico Odontológico Legal (Imol).

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Identificado motociclista que morreu vítima de acidente na Gury Marques

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/identificado-motociclista-que-morreu-vitima-de-acidente-na-gury-marques

Identificado como Adão Félix da Silva, 54 anos, o motociclista que morreu vítima de acidente de trânsito na tarde de hoje na avenida Gury Marques, em Campo Grande.
Adão pilotava uma motocicleta, Honda Strada de cor preta, no sentido centro/Moreninhas quando foi atingido por uma carreta bitrem de placas de Dourados, conduzida por Brasilino Rodrigues Filho, 61 anos, que seguia pelo mesmo sentido.
De acordo com testemunhas o motociclista foi fazer a rotatória junto com o caminhão quando perdeu o controle da moto, caiu e foi arrastado por cerca de 30 metros pelo veículo.
Ainda conforme testemunhas antes do acidente a vítima teria caído por duas vezes, na terceira o caminhão passou por cima. A moto não tinha sinais de batida. De acordo com a Polícia a motocicleta caiu de um lado e o piloto caiu na avenida.
Osmar dos Santos Lima, 28 anos, trabalha em uma empresa de máquinas em frente do local do acidente. Segundo ele, a maioria dos motociclistas não respeita as leis de trânsito. “Chega nesta rotatória eles querem ultrapassar qualquer veículo”, lamenta Osmar.
O médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Luiz Antônio Moreira da Costa, disse que é comum esta rotina de acidentes. “As pessoas não querem perder 10 segundos, mas acabam perdendo a vida”.
Trânsito - O trânsito está lento na avenida. A orientação é para que os motoristas evitem passar pelo local e peguem trajetos alternativos.
Na avenida tem agentes de trânsito controlando os motoristas e principalmente pedindo que eles andem mais rápido. Alguns motoristas ficam parados vendo o movimento e com isso causam congestionamento. Campo Grande já registrava seis dias sem mortes no trânsito.