segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Campanha Pedestre Eu Cuido!

No sábado 28 de janeiro, técnicos da Agetran e Detran estiveram em vários pontos da cidade, com o objetivo de ensinarem os pedestres a sinalizarem antes de iniciarem a travessia na faixa. Este trabalho se estenderá nos sábados pela manhã, dias: 04, 11 e 18 de fevereiro.
Dicas importantes:
* Pedestre ao atravessar s via faça de tudo para ser visto. De sinal para os motoristas, esticando o braço.
* Somente inicie a travessia quando os veículos estiverem parados.
* Em locais com semáforos cada um deve respeitar a sua vez.
Quando você muda, o trânsito muda!

Jovem morre após colidir moto em meio-fio na Duque de Caxias

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/jovem-morre-apos-colidir-moto-em-meio-fio-na-duque-de-caxias

Um jovem de 27 anos morreu na madrugada deste domingo (29), vítima de acidente de trânsito, na primeira rotatória após o frigorifico JBL, na avenida Duque de Caxias, na vila Serradinho em Campo Grande.
De acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) Eder Gil Infran, conduzia uma Honda Twister, de cor Amarela, quando perdeu o controle do veículo ao bater a roda dianteira no meio-fio da rotatória.
Segundo a Polícia, com o impacto ele caiu da moto e acabou batendo a cabeça no chão. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ir ao local do acidente, porém o rapaz já estava morto.
O caso foi registrado como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Parada em faixa de pedestre causa acidente com 6 veículos em avenida

Fonte:http://www.campograndenews.com.br/transito/parada-em-faixa-de-pedestre-causa-acidente-com-6-veiculos-em-avenida

Seis veículos se envolveram em um acidente na avenida Gury Marques, próximo à rodoviária de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira.
De acordo com Wilson Soares, de 42 anos, condutor de um dos carros envolvidos, a sequência de colisões teve início quando a condutora de um Mercedes Classe A parou para dar passagem na faixa de pedestre e os demais motoristas não conseguiram frear a tempo.
Uma moto bateu na traseira do Mercedes e o piloto caiu. Em seguida, uma Honda Biz bateu na outra moto. Na sequencia, a Biz foi atingida por um Corsa Classic, que teve a traseira amassada por um Golf, que foi atingido por um Gol.
O veículo que bateu por último foi o mais danificado. A condutora da Biz sofreu ferimentos leves e foi levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário.
 

Corpo de motociclista é encontrado no Córrego Bálsamo

Fonte:http://www.midiamax.com.br/noticias/784454-corpo+motociclista+encontrado+corrego+balsamo.html

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo do motociclista que caiu em um bueiro na tarde de ontem (26) após ser levado por uma forte enxurrada, no cruzamento das avenidas Vitor Meirelles e Gury Marques, bairro Universitário, em Campo Grande.
O corpo foi encontrado no Corrégo Balsamo, entre as ruas Conde de Pinhal e Catuaba, no bairro Colibri II, por volta das 10h40 da manhã desta sexta-feira (27).
Uma funerária já foi acionada e a delegado da polícia civil, Fernanda Mendes, responsável pela região também. Segundo os bombeiros, somente depois que o delegado chegar ao local e verificar se será necessária uma perícia o corpo será liberado.
Os indícios apontam que o corpo seja realmente de Milton Teixeira Júnior, 21 anos.
Laura Holsback

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante

O Ministério das Cidades e o Denatran lançam mais um aplicativo para telefones celulares com o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito. O “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas.


Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante.

A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. O aplicativo já está disponível para download na plataforma Android.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O uso do celular é a principal distração, que aumenta em até 400% os riscos.

Nos Estados Unidos, o Conselho de Segurança de Transporte Nacional recomendou no final do ano passado às autoridades que proíbam o uso do celular por motoristas, mesmo em modo viva-voz. Os norte-americanos não possuem regulamentação federal nesse sentido, apenas regulamentações abrangendo estados ou cidades. No Brasil, dirigir falando ao aparelho celular implica multa média, de R$ 85,13, e soma 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do infrator.

Parada Pela Vida – No ano passado, o ministério lançou o aplicativo Rotas das Cidades, que ajuda os motoristas a planejarem viagens pelas estradas brasileiras. A ferramenta fornece informações de condições de vias, clima, postos de combustível e socorro.

Estas iniciativas fazem parte do PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e está enquadrada na meta firmada com a OMS – Organização Mundial da Saúde. Preconizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011–2020), a meta prevê uma redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.

Empenhado na redução do número de acidentes de trânsito em todo o país, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran e em conjunto com outros órgãos de governos federais, estaduais e municipais vem desenvolvendo campanhas de conscientização no trânsito. Além dessa ação específica contra o uso de celular ao volante, o Ministério prepara campanha para o período do Carnaval.

No ano passado, durante a campanha realizada no feriado de Corpus Christi, o número de óbitos em relação ao mesmo período de 2010 teve redução de 35%. No feriado em comemoração a Proclamação da República a redução foi de 27% e, no feriado do Natal, o número de acidentes reduziu em 20%.

O feriado do fim do ano terminou com 34 mortes em acidentes nas rodovias federais brasileiras, número 44% menor que o do mesmo período do ano passado. Em 2010, no mesmo período, foram registradas 75 mortes.

Trânsito registra sete mortes em 19 dias na Capital; três são ciclistas

Fonte: http://www.campograndenews.com.br/transito/transito-registra-oito-mortes-em-19-dias-na-capital-tres-sao-ciclistas

Sete pessoas morreram nos primeiros 19 dias do ano no trânsito de Campo Grande. Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), das oito mortes, três envolvem ciclistas.
A sétima vítima fatal no mês de janeiro foi Adelino Albuquerque da Cunha, 52 anos, atropelado e arrastado por uma motociclista na tarde de ontem, na avenida Costa e Silva.
No último dia 3, o motociclista Valdemir Centurião dos Santos, 35 anos, morreu após colisão com uma caminhonete no dia 25 de dezembro na Rua Bom Pastor. Conforme a Agetran, ele não possuía habilitação.
Três dias depois, o pedestre José Antônio Leonardo Vasconcelos, 48 anos, morreu atropelado por um carro na Rua Aracá, bairro Talismã.
Já no último dia 10, o ciclista Pedro Pereira de Souza, 61 anos, foi a óbito após acidente com um caminhão na avenida Cônsul Assaf Trad, no bairro Novos Estados.
Um dia depois, o menino Keverson Fernandes, de 6 anos, que estava de bicicleta, foi a vítima fatal de outro acidente com um caminhão, desta vez, na Rua Diadema, bairro Taquarussu.
Na segunda-feira, outra morte envolvendo um ciclista. José da Conceição, 55 anos, foi a óbito depois de acidente com um carro no cruzamento da Rua Coronel Cacildo Arantes com a avenida Afonso Pena.
Ontem, após sete dias internada por conta de um acidente entre carro e moto na Rua Macaé, bairro Silvia Regina, Luciclene Rodrigues dos Santos, 30 anos, não resistiu aos ferimentos da colisão. Ela era passageira da motocicleta.