sábado, 18 de fevereiro de 2012

Motociclista morre em acidente e, após 19 dias, Placar da Vida volta a zerar

Fonte: http://www.campograndenews.com.br/transito/condutora-nao-respeita-sinalizacao-causa-acidente-e-motociclista-morre

Um rapaz de 28 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido por volta das 18 horas de ontem, no cruzamento da rua Ana Luiza de Souza com a Marques de Abrantes, no bairro Pioneiras, em Campo Grande. Hoje seria o vigésimo dia sem mortes em Campo Grande, conforme o Placar da Vida, que começou a ser contado em maio do ano passado e, até ontem, batia o recorde de 19 dias sem acidentes com morte.
Jean Marcondes Vaz Oliveira pilotava uma motocicleta quando foi atingido por um Fiat Uno. Conforme o boletim de ocorrência, o acidente foi provocado pela condutora do carro de passeio, Jocimara Firmina da Silva Souza, 25 anos, que não teria respeitado a preferencial.
Com a colisão, a vítima sofreu politraumatismo e traumatismo craniano. Jean Marcondes ainda foi socorrido com vida até a Santa Casa de Campo Grande. Mas devido à gravidade dos ferimentos, morreu na madrugada deste sábado. Ele não era habilitado.
O caso foi registrado na delegacia como homicídio culposo na direção de veículo automotor.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Campanha "Pesdestre, eu cuido!" conscientiza crianças, pais e condutores fora das escolas da Capital

Fonte: http://www.capitalnews.com.br/
                                         

O projeto “Pedestre, eu cuido!”, do Departamento Estadual de trânsito (Detran-MS) com parceria da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) esteve na manhã desta segunda-feira (13) na escola Municipal Professor Plínio Mendes Santos realizando palestras e conscientizando em frente da escola, crianças e os pais para travessia segura.
As escolas passaram por adequação, placas, faixas de sinalização começaram a ser produzidas pelas crianças no 3º semestre do ano passado, os orientadores e professores desenvolveram projetos para adequar a escola com a campanha “Pedestre, eu cuido!”.
“A campanha envolve 68 escolas, mas queremos adequar essa realidade para mais 120 escolas que serão preparadas na Capital, entre as estaduais, municipais e particulares. A Agetran disponibilizou dois policiais em cada escola durante os primeiros dias de campanha nessa semana, que estarão sinalizando e multando se for preciso os condutores que não respeitar a sinalização”, diz a chefe de divisão e educação de trânsito, Inês Esteves.
Segundo o major Alírio Vilassante, comandante da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) foi desenvolvido capacitação externa dos policiais para haver ação de multiplicadores que possam estar capacitados para orientar os condutores, crianças e os pais na travessia das faixas. “Os policiais estarão nas áreas externas para orientar os pedestres, para tudo ocorrer bem é preciso que sinalizem, façam o gesto na direção correta”.
O estudante João Vitor dos Santos, de 12 anos, desenhou e pintou uma placa de estacionar e algumas de pedestre que estão expostas na escola. “Nós fizemos essas placas nas aulas de educação física no ano passado, eu falo para minha mãe tomar cuidado com os carros que não respeitam a sinalização, prestar a atenção nas placas, no limite de velocidade e não ultrapassar no sinal vermelho.”
O responsável pela campanha “Pedestre, eu cuido!”, da escola Municipal Professor Plínio Mendes Santos Éder Alves, informou que foi realizado uma reunião com o Detran, com professores e orientadores mostrando o planejamento da campanha. “No total foram realizado o trabalho com 700 alunos, nas aulas de educação física e aulas de arte”.
O motorista, motociclista e ciclista devem dar a preferência de passagem ao pedestre. A lei exige que o condutor proteja o pedestre em qualquer situação. Manter atenção à faixa e os direitos de quem está a pé. Em locais com sinalização semafórica, cada um deve respeitar a sua vez.
A mãe, Kelly Costa enquanto espera o filho na escola disse que está achando ótima a campanha, porque o filho cobra dos pais, que devem respeitar o sinal, atravessar pela faixa. “É um modo de prevenção, pois eles apreendem na escola e cobram dos pais, e os pais não podem fazer errado para não dar mal exemplo”.
De acordo com o código de Trânsito Brasileiro, artigo 69 e 70, a faixa de pedestre sem semáforo, a preferência é de quem está a pé. Em locais com semáforo nunca atravesse com sinal verde para os carros, pois cada um deve respeitar a sua vez.
É preciso que o pedestre tenha atenção para atravessar com segurança na faixa, observar em que tipo de via encontra-se, que ele faça um gesto com a mão indicando sua intenção de travessia pela via, que verifique se os condutores pararam diante da faixa de pedestre e sempre fazer a travessia com tranquilidade, sem correr e por fim agradecer, pois gentileza gera gentileza.

Fonte: Natália Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)