segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Total de vítimas fatais de trânsito

Infelizmente no mês de agosto tivemos 15 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito, até hoje. Desde o início do ano de 2012 tivemos 75 óbitos, sendo: 47 motociclistas, 14 pedestres, 8 ciclistas, 4 condutores e 2 passageiros de carro.









sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conheça as cartilhas informativas sobre air bags e freios ABS

Fonte: http://www.denatran.gov.br/ultimas/201200801_cartilhas.htm


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que até 2014 todos os veículos produzidos no país deverão conter, obrigatoriamente, dois itens de segurança dos condutores: os air bags e o sistema antitravamento de rodas – freios ABS.
Os dois equipamentos estão previstos, respectivamente, nas Resoluções nº 380/2011 e nº 311/2009 do Contran. A edição dessas normas, para o Departamento Nacional de Trânsito, órgão ligado ao Ministério das Cidades, foi um passo importante para diminuir os índices de mortalidade e acidentes no trânsito. Porém, muitas pessoas ainda não têm noção da verdadeira importância desses itens.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) elaborou cartilhas informativas sobre o air bag e o sistema ABS. Nas cartilhas, o motorista pode conhecer, por exemplo, como é acionado o air bag e o freio ABS, seu funcionamento e manutenção de ambos os sistemas.
Veja abaixo as cartilhas!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mulher morre depois de ser atropelada por moto em avenida

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mulher-morre-depois-de-ser-atropelada-por-motocicleta-em-ave_156219/
Argelice Rocha, de 73 anos, morreu na Santa Casa, por volta das 5h50min de hoje (01), onde estava internada desde o final da tarde de ontem (31), quando foi atropelada por uma motocicleta na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande.

Segundo boletim de ocorrência, a vítima desceu de um ônibus do transporte coletivo e, ao atravessar a avenida, foi atropelada por uma motocicleta Honda XRE300.

Paramédicos do Samu foram acionados e fizeram o atendimento à vítima, que foi encaminhada ao hospital, onde passou por três cirurgias. O motociclista envolvido no acidente, segundo a polícia, perdeu um dos dedos da mão. O caso foi registrado como homícidio culposo.

Agetran continua com sinalização nas principais vias da Capital

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), continua com os trabalhos de sinalização nas principais vias da Capital. Nesta semana, a equipe de sinalização horizontal da Agetran, está sinalizando o trevo de acesso da avenida Ministro João Arinos (saída para Três Lagoas), para a rua Jornalista Marcos Fernando Hugo Rodrigues (acesso ao Parque dos Poderes e Cetremi).
Outra via que está recebendo sinalização e radar é a avenida Afonso Pena com rua Alagoas. O serviços de sinalização de pintura horizontal continuam na avenida Mato Grosso e na região do Monte Castelo.
As equipes de sinalização do trânsito da Agetran estão implantando sinalização em toda a extensão da avenida Fabio Zahran, nas avenidas Olavo Vilela, Antonio Mendes Canale e Gabriel Del Pino (antiga Avenida Interlagos). Também estão sendo feitos serviços de implantação de tachas na avenida Duque de Caxias, e melhorias nos semáforos de pedestres na avenida. Afonso Pena entre Calógeras e rui Barbosa e na Afonso Pena com a 25 de Dezembro.
Segundo o diretor de trânsito da Agetran, Janine de Lima Bruno na semana passada foram concluídos os serviços de sinalização em toda a extensão das avenidas Costa e Silva, e Gury Marques. “Esses serviços de sinalização do trânsito da Capital já estava previsto no cronograma de trabalhos da Agetran. Nós estamos com equipes trabalhando na área central e em diversos bairros da Capital para melhorar a sinalização e dar mais seguranças para os motoristas”, diz Janine.

 

Fonte/Autor: Emidio Denardi Mtb/MS 488