quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Escolas recebem hoje Selos do Programa Escola Segura – Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua 2012

Fonte: SES
12/12/2012 | Emilia Sbrocco Dorsa




Acontece nesta manhã, no auditório do SEST/SENAT, em Campo Grande, a cerimônia de entrega de Selos às unidades escolares que aderiram ao Programa Escola Segura. Considerando que não é possível coexistir uma educação de qualidade num ambiente escolar de violência ou insegurança, desenvolveu-se por meio do Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua o “Programa Escola Segura”, pertencente ao Projeto Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde, em Campo Grande MS.

A Escola Segura é um instrumento de atuação preventiva, que visa reduzir as situações de violência e insegurança nas escolas e meio envolvente, principalmente nesta Década Mundial da Ação de Segurança no Trânsito 2011-2020. Os principais objetivos do programa são: Desenvolver o tema Trânsito de forma transversal; Estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas; Orientar as comunidades, pais e alunos em relação aos fatores de risco no caminho da escola; Promover palestras educativas e capacitações de Educação para o Trânsito e Avaliar continuamente o Programa Escola Segura.

Para que este programa ganhe força, a cada dia, as escolas por meio de adesão espontânea são capacitadas, instrumentalizadas e monitoradas, para ao final de cada ano ser reconhecidas por meio do Selo Municipal de Qualidade Ouro, Prata ou Bronze. A Escola que desenvolve as atividades de forma satisfatória não receberá o referido selo, caso alguma pessoa da comunidade escolar venha a se envolver em acidente grave ou fatal.

Conheça as escolas que participarão da cerimônia de entrega de Selos e Certificados:

Escolas Estaduais: Amélio de Carvalho Baís, Arlindo de Andrade Gomes, Professora Fausta Garcia Bueno, Polo Francisco Cândido de Rezende, José Maria Hugo Rodrigues, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, 11 de Outubro, Orcírio Thiago de Oliveira, Padre Franco Delpiano, Professora Brasilina Ferraz Monteiro, Professora Célia Maria Nagles, Professora Evanilda Maria Neres Cavassa, Professora Joelina de Almeida Xavier, Riachuelo, Teotônio Vilela, Waldemir Barros da Silva e Zamenhof.

Escolas Municipais: Bernardo Franco Bais, Carlos Vilhalva Cristaldo, Dr. Eduardo Olimpio Machado, Irmã Irma Zorzi, Imaculada Conceição, Isauro Bento Nogueira, João de Paula Ribeiro, João Nepomuceno, José Dorileo de Pina, Jose Mauro Messias da Silva “Poeta das Moreninhas”, Kame Adania, Leovegildo de Melo, Maestro João Correa Ribeiro, Padre José de Anchieta, Professor Aldo de Queiróz, Professor Elizio Ramirez Vieira, Professor Arassuay Gomes de Castro, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, Rafaela Abrão – CAIC e Sulivan Silvestre Oliveira.

Escolas Particulares: Centro Educacional Múltipla Escolha, Centro Educacional Alceu Viana, Escola Educarte e Instituto EDUCAP.