Há 15 dias o trânsito de Campo Grande não registra morte. O número é recorde desde que o Placar da Vida foi inaugurado em maio de 2011.
Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ivanise Rotta, o resultado é uma vitória do cidadão campo-grandense. “É o reflexo do bom comportamento do cidadão. É a população que faz esse Placar”, aponta.
Ivanise revela que o grande problema no trânsito da Capital é a alta velocidade. Segundo ela, se os motoristas respeitassem o limite de velocidade não haveria tantos acidentes.
Ela ainda contou que neste sábado (18) a Divisão de Educação vai estar em vários pontos da cidade, onde o trânsito de pedestre é alto para instruir as pessoas quanto à campanha “Pedestre, eu cuido”.
Carnaval
Para manter o bom resultado do Placar da Vida, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vai fazer blitzes e campanhas preventivas e repressivas durante o carnaval.
De acordo com o comandante da Ciptran, Coronel Alírio Villasanti, o trabalho da companhia vai se apoiar em duas vertentes: combater infrações da Lei Seca e fiscalizar os motociclistas.
Segundo o coronel, todos os pontos que houver festas de carnaval, a Ciptran estará presente. “vamos combater o uso do álcool, quem aparentar esatar embriagado vai ser abordado”.
Sobre o Placar da Vida, Villasanti aponta que a campanha deu mais transparência à divulgação dos dados e ao trabalho que os órgãos de trânsito. Além de ter envolvido a sociedade como um todo.
Última morte
A última morte no transito da Capital aconteceu no fim da tarde do dia 26 de janeiro. Milton Teixeira Júnior, de 21 anos, pilotava uma motocicleta e caiu dentro de um bueiro na avenida Gury Marques, sendo levado pela enxurrada.
Vidas preservadas
O recorde é referente ao período de nove meses, quando o Placar da Vida foi inaugurado. O sistema que marca a quantidade de ‘vidas preservadas’ foi implantado como parte das ações para reduzir acidentes fatais e graves na Capital.
Segundo Ivanise, o primeiro recorde de dias sem mortes no trânsito foi entre 13 e 19 de junho (sete dias) e o penúltimo no período entre 16 e 26 de agosto (11 dias).
Somente nos primeiros dois meses deste ano 12 pessoas morreram no trânsito de Campo Grande.
Somente nos primeiros dois meses deste ano 12 pessoas morreram no trânsito de Campo Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário