sábado, 20 de outubro de 2012

Em 7º em ranking de acidentes, MS terá seminário promovido pela Fenabrav

Fonte:Campo Grande News

Mato Grosso do Sul ocupa desde 2010 a 7° posição no ranking brasileiro de estados que mais fazem vítimas no trânsito. Em 2000, ocupava o 13° lugar na lista, ou seja, avançou num indicativo nada positivo.
Para discutir os problemas que resultam em tantas mortes a Fenabrave-MS (Federação Nacional daDistribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul) promove o I Seminário de Segurança no Trânsito  “Sinal de Vida”, no dia 29 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, em parceria com o Detran-MS (Departamento de trânsito de mato Grosso do sul) e a Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito).
O Seminário contará com a presença do deputado federal Hugo Leal, autor da "Lei Seca", além do renomado J. Pedro Corrêa, especialista em programas de segurança no trânsito referência no setor e fundador do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito-SP.
O objetivo é planejar novas ações, debater sobre os principais problemas do trânsito, além de dar continuidade a campanhas já existentes. A iniciativa quer buscar alternativas novas que possam complementar os programas já desenvolvidos, de acordo com o presidente da Fenabrave-MS, Roberto Mosena.
Segundo ele, a ação da federação regional é pioneira e irá envolver a maioria das 150 concessionárias do Estado, as 117 filiadas.
A venda de automóveis em Mato Grosso do Sul cresceu 11,35% em 2012, em comparação com o ano anterior. Em Campo Grande a frota de veículos já ultrapassa 400 mil veículos, ou seja, um veículo para cada dois habitantes, uma das maiores médias nacionais.
O impacto social na sociedade acaba sendo a quantidade de acidentes com vítimas que, segundo Mosena, será discutido pela Fenabrave, desvendando, e até pesquisando pontos críticos e contribuindo para novas soluções.  
O coordenador da Comissão de Segurança no Trânsito, Edvaldo Lelis Soares, vice-presidente da área de motocicletas da Fenabrave, destaca que é de extrema importância dar um tom social, já que a Fenabrave comercializa impacta na vida das pessoas.
“Queremos atuar e contribuir para que haja ações que diminuam a violência no trânsito e que sejam estabelecidas diretrizes de forma pontual”.
Para Edvaldo o trânsito é comportamental, mesmo que as vias influenciem no deslocamento. “O problema não são os veículos, mas sim as pessoas. As vias influenciam, mas as pessoas precisam de um foco”.
Cerca de 30 entidades integrantes da Fenabrave estarão envolvidas no seminário. A ação tem o apoio do GGIT (Gabiente de Gestão Integrada de Trânsito) que engloba Agetran, Ciptran, Detran, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário